Conf. Assistência Social

As conferências são espaços democráticos de controle social, na qual temos como premissa conferir os resultados da política de Assistência Social e promover o debate e planejamento nos níveis de governo municipal, regional, estadual e nacional. Neste ano de 2017 o Conselho Nacional de Assistência Social elegeu como tema para a Conferência de Assistência Social a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política de garantias de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, a conferência trouxe aos usuários, trabalhadores e representantes governamentais para o centro do debate.

Após realizado o processo municipal de conferência, Sabinópolis contou com representante nas etapas da conferência regional, estadual e nacional. A conselheira Andressa Rafaelle Santos Queiroz, representante governamental no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, foi eleita nas respectivas etapas conferenciais e participou em Brasília, nos dias 05 a 08 de dezembro/2017, representando o município de Sabinópolis.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Michelle Mourão Mesquita, explica que o município de Sabinópolis se destacou na etapa municipal, na qual várias deliberações foram aprovadas em âmbito federal, dentre estas destacou a vinculação do Benefício de Prestação Continuada - BPC ao salário mínimo e a garantia de porcentagem para financiamento da assistência social.

A conselheira ressaltou que sua bandeira de luta foi a melhoria dos serviços prestados na assistência social aos usuários, a expansão dos recursos em todos os níveis de governo e principalmente, o aprimoramento dos serviços nos municípios de pequeno porte, como Sabinópolis. Contudo, foi destacado que a conferência foi um grande avanço para os defensores do SUAS e possibilitará a conquista de novos direitos socioassistenciais para a população! “A participação e o controle social devem ser valorizados pelos gestores, pois são nestes espaços que avançamos na Política de Assistência Social, os quais sem dúvidas resultam em conquistas importantes para os usuários, como é demonstrado na trajetória da Assistência Social,” afirma a conselheira Andressa Queiroz.

Veja as fotos AQUI