A Festa de Nossa Senhora do Rosário é organizada pela Associação de Nossa Senhora do Rosário, que tem aproximadamente 20 (vinte) integrantes, incluindo o pároco, que se reúnem juntamente com os festeiros, geralmente um casal, sendo Rei e Rainha. A Associação existe desde agosto de 1991, e foi criada para ajudar no controle dos gastos com a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

A festa se inicia com a novena, no início do mês de agosto, seguida de missas durante os dias da semana, sendo que, no primeiro dia, a missa é realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e, nos outros dias, na Igreja Matriz de São Sebastião.

Após a missa acontece a “Barraquinha”, onde são vendidos pasteis, caldos de feijão e mandioca, espetinho de frango, macarrão na chapa, canjica casada, refrigerante, cerveja e quentão.

Acontece também o “Leilão” de produtos doados pela comunidade na barraquinha instalada na porta da Igreja Matriz.

Na sexta-feira, último dia da novena, acontece a saída do cortejo do Rei e da Rainha seguindo até a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário para pegar a bandeira e levar até a Matriz de São Sebastião, acompanhados dos grupos folclóricos da cidade: Marujos, Caboclos, boi de balaio, bonecão e banda de música. A Marujada é formada exclusivamente por homens, sendo: Capitão, Comandante, Mestre dos Mares e Marinheiros.

Os caboclos são formados por homens, mulheres e crianças, tendo um líder entre eles.

A festa foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto nº 1048 de 25/07/2005 e tem seus registros desde 1943.

Festas Tradicionais