Tombamento

O Tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público através de legislação específica com o objetivo de preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. É aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva. Pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, como: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, florestas, cachoeiras, dentre outros.

O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal.

Todo bem tombado pode ser alugado ou vendido desde que continue preservado. O Tombamento é de extrema importância porque é a primeira ação a ser tomada para a preservação dos bens culturais, na medida em que impede legalmente a sua destruição.

Qualquer cidadão brasileiro pode solicitar o Tombamento. Em Sabinópolis basta fazer uma solicitação e enviar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo contendo localização do bem, justificativa da proposta, fotografias e outros documentos que possam subsidiar o pedido.

Bens Imóveis

São os bens quenão podem ser removidos ou transportados de um lugar para outro sem sua destruição, alteração de sua essência, fim para o qual se destina.

Bens Móveis

São os bens que podem ser removidos ou transportados de um lugar para outro sem sua destruição e alteração de sua essência.

• dona judiht1

Móveis de Jantar de dona Judith Barroso

Bens Integrados

• Arco Central da Igreja de São Sebastião

Arco Cruzeiro da Igreja de São Sebastião

• Pórtico Central 01

Pintura do Pórtico Central da Matriz de São Sebastião

• dona judiht21

Móveis de Jantar de dona Judith Barroso

Bem Imaterial

Os bens imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas e ao modo de ser das pessoas.

• festa nossa senhora do rosario - 2013 8 20131023 1393216476

Festa de Nossa Senhora do Rosário