Sabinópolis forma alunos do PROGEA

Os Agentes Ambientais Mirins se formaram hoje (09/12) no Programa de Educação Ambiental em Sabinópolis (PROGEA), pela manhã. O PROGEA tem como principal objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos. O programa é referência na implementação de práticas de Educação Ambiental, formal e não formal, para crianças em escolas públicas e/ou privadas da região Leste de Minas Gerais.

Em Sabinópolis foram 32 formandos, matriculados no 5º ano da Escola Municipal Marcos dos Santos. A turma que se formou hoje foi a primeira do município de Sabinópolis e a 11º turma formada pela 8º Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito.

A solenidade contou com a presença do prefeito Beto, da secretária de Educação, Isabel Cristina, de todos os profissionais da Escola Municipal Marcos dos Santos, além de pais e convidados.

O Tenente Weverton Júnior fez a entrega dos certificados e falou aos alunos um pouco sobre o meio ambiente e os estudos. “Valorizem a oportunidade de aprender. A vida cobra muito. Levem os ensinamentos do PROGEA e da Polícia Militar”, disse.

O prefeito Beto, em seu discurso, comentou que participar das formaturas é motivo de muita alegria porque é o encerramento de uma etapa importante da vida de cada um. O prefeito também alertou os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “O nosso planeta depende das nossas ações. Sejam responsáveis com as atitudes em relação à preservação do meio ambiente” concluiu.

Vários cartazes estavam espalhados no local com mensagens alusivas à consciência ambiental. Uma frase marcante foi a do aluno Victor Hugo que diz: “É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não ouve”.

Este ano 16 escolas da rede pública foram atendidas pelo PROGEA em treze cidades do Leste de Minas. No total 1122 crianças vão se formar.
No final da cerimônia as alunas Ludmila e Elimara realizaram a leitura de uma mensagem sobre o meio ambiente. As alunas Samanta e Liúba foram premiadas pelo reconhecimento e dedicação das causas ambientais.

Educação e Gestão Escolar