Educação celebra conclusão da primeira etapa do PACTO em Sabinópolis-2

Durante todo esse ano, cerca de 20 professores que lecionam para as turmas do primeiro ao terceiro ano da rede municipal de ensino fizeram cursos e trabalharam novas práticas em sala de aula na alfabetização dos alunos. Resultado da adesão do município de Sabinópolis ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Educação – MEC que tem como finalidade garantir a alfabetização de crianças com até 8 anos de idade. Os professores participaram da solenidade de formatura da primeira fase no dia 18/12 na Escola Municipal Olímpio Campos Rocha.

O prefeito Beto, a secretária de Educação Isabel Cristina, o vice-prefeito Adolfo de Pinho, a coordenadora do PACTO Cássia Santana e a orientadora Fernanda Batista estiveram presentes no evento.

A secretária de Educação na abertura agradeceu o empenho dos professores e disse que o resultado foi positivo para o município. “Nas visitas que realizei nas escolas durante este ano, percebi grande avanço na aprendizagem dos alunos e tudo isso graças a vocês que não mediram esforços para transmitir o melhor às crianças. Fico feliz por trabalhar com uma equipe que faz a diferença”, relatou Isabel.

Nesse ano, os educadores trabalharam a disciplina de português. Os professores orientadores participaram de aulas e palestras na Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM no Campus Teófilo Otoni durante todo o ano. Na sequência repassavam todas as informações aos educadores do primeiro ao terceiro ano.

Os projetos montados nesses encontros, que foram efetivados em sala de aula priorizaram histórias, palestras, pinturas, utilização de elementos lúdicos, criação de cantinhos de leitura, entre outros. Os estudantes responderam positivamente a essas ações e a prova pode ser concluída no aprendizado e aproveitamento das aulas. .

No seminário que antecedeu da formatura as professoras se organizaram em grupos, no total foram 10 apresentações para relatar as experiências.

A educadora Angelina Figueiredo disse que foi cansativo o curso no final de semana e que exigia muita dedicação, mas viu que o resultado foi gratificante. “Os alunos desenvolveram muito, fiquei surpreendida com minha turma” afirmou.

As educadoras reconheceram que as atividades foram atrativas e que promoveram interesse e atração entre os colegas. Durante as apresentações foram colocados os pontos positivos e os que necessitam melhoram em cada projeto.

A educadora Geane dos Anjos falou que estava feliz por participar do PACTO e que agora tem mais confiança ao lecionar. “Só aprendemos aquilo que praticamos. Esse curso contribuiu muito para a prática pedagógica” relatou.

No período da tarde as professoras apresentaram um teatro com o sistema de seriação. Em seguida foram entregues os certificados encerrando o seminário.

Em 2014 o PACTO vai trabalhar a disciplina de matemática, e a previsão é que as atividades iniciem em fevereiro.

Educação e Gestão Escolar