maior Logo Defesa civil

A Defesa Civil e Prefeitura Municipal de Sabinópolis, informam que com a aproximação do período chuvoso devemos tomar alguns cuidados.

Chama atenção de toda população, principalmente, as que residem em áreas de risco (debaixo de encostas, margens de rio, beirada de barranco) que com o encharcamento do solo, devido às chuvas de forma intermitente e previsão de mais chuvas para os próximos dias, procedam da seguinte forma:

- Procurem um lugar seguro (casa de familiares, amigos ou vizinhos), no caso de uma inundação, alagamento ou deslizamento de terra;

- Repare se os postes, cercas e árvores estão inclinando, se há deslizamento de terra. Isto indica que o terreno está se movendo;

- Veja se aparecem trincas nas paredes ou no chão junto aos barrancos. Veja também se aparecem degraus (tipo escada) junto aos barrancos. Isto indica movimentação de terreno devido ao encharcamento do solo;

- Cuidado com os muros, paredes e telhados “embarrigados”. Eles indicam que estão sobrecarregados, podendo acontecer tombamentos, queda ou desmoronamento;

- Reforce ou escore muros que pareçam pouco confiáveis;

- Não retire a vegetação próxima ao leito dos rios e córregos;

- Não coloque o lixo com muita antecedência em frente de casa. Este lixo e os restos de obra pode ser arrastados pela chuva para os bueiros, entupindo-os e fazendo com que as enxurradas nas ruas se tornem violentas, podendo arrastar pessoas, casas e automóveis.

Sabinópolis, 06 de fevereiro de 2018.

Davi Márcio Carvalho Barbosa

Coordenador do Comdec