Sabinópolis recebe médico cubano

O município de Sabinópolis recebeu nesta quinta-feira (05), através do programa Mais Médicos do Governo Federal e convênio com o Ministério da Saúde, o médico Cubano, Guillermo Jesus Gonzales Gonzales.Para acolher o profissional, a Prefeitura através da secretaria de Saúde organizou uma cerimônia para apresentar o médico à comunidade. Dr. Guillermo irá atuar de segunda a sexta-feira, durante todo o dia na unidade de saúde do bairro Monsenhor Amantino.

A secretária de Saúde Maria Geralda relatou que o novo médico terá sempre o apoio da administração. “A secretaria de Saúde só tem que agradecer esta parceria que vem melhorar o atendimento de modo integral à saúde da população sabinopolense” afirmou.

Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo. Além disso, farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.

O prefeito disse que a satisfação em receber o cubano em Sabinópolis é grande e que Cuba tem o privilégio de exportar profissionais de ótimo nível. Beto ainda falou que com a chegada do Dr. Guillermo espera que o município avance na saúde pública. “A saúde avança quando investimos no material humano. Tenho confiança que ele fará uma saúde pública com qualidade”, relatou.

O médico cubano demonstrou alegria por estar no Brasil e afirmou que sua função é promover o bem estar e a prevenção da saúde. “Eu preciso de amor, amizade, solidariedade e compreensão. Podem contar com o meu trabalho e meu compromisso com a comunidade” assegurou Dr. Guillermo.

O município ficará responsável pela alimentação e moradia do profissional.

Perfil Dr. Guillermo Gonzales

O médico Guillermo Gonzalo tem 39 anos de idade e 16 anos de profissão. É formado pela Universidade de Santiago de Cuba. Já trabalhou exercendo a medicina em três países do continente africano e na Venezuela. Sua especialização é em Clínica Geral.