PMAQ 2

Hoje (28/01) os avaliadores do Ministério da Saúde chegaram a Sabinópolis para visitarem as unidades básicas de saúde do município. Essas visitas fazem parte do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O PMAQ foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011 e procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem mais acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população.

É a segunda vez que a equipe do PMAQ visita Sabinópolis. Hoje os técnicos visitaram o PSF Cristal, Monsenhor Amantino e Santa Rita, amanhã estarão no Central, São Judas e São José.

De acordo com o supervisor Alexandre Borges, o objetivo é avaliar o cumprimento de parâmetros. “As entrevistas permitem avaliar o cumprimento de quesitos que visam melhorar o acesso e a qualidade do serviço de atenção básica”, afirma. Com o cumprimento de tais parâmetros é possível manter e/ou melhorar o repasse de verbas para o Programa Saúde da Família.

A secretária de Saúde Maria Geralda Martins informou que a avaliação do PMAQ proporciona à equipe de saúde a oportunidade de avaliar suas ações e lembrar a importância do cumprimento das metas.

As avaliações focam no atendimento e satisfação do usuário e funcionários da saúde, qualidade dos equipamentos disponibilizados e infraestrutura.

O resultado referente ao desempenho de cada equipe será divulgado pelo Ministério da Saúde.

Saúde

  1. Saúde
  2. Educação
  3. Cultura
  4. Administração & RH
  5. Assistência Social

Contato

Praça Monsenhor José Amantino, Nº 13, Centro, Sabinópolis/MG, CEP: 39750-000
(33) 3423-1161 / (33) 3423-1166

Localização