prefeitura realiza acoes para mudar cenario pos chuva 20160123 1165938225

Temporal altera rotina e mobiliza servidores municipais para evitar novas ocorrências

O cenário deixado pelas fortes chuvas que assolaram o município sabinopolense nos últimos dias 19 e 20 de janeiro, terça e quarta-feira, colocou em mobilização grande parte da equipe do governo municipal. Desde a quarta-feira várias ações estão sendo realizadas com o objetivo de amenizar os danos causados pelo mau tempo e evitar novos traumas.

Após tomar conhecimento da situação, parte da equipe de governo se reuniu na prefeitura, juntamente com representantes da Câmara e da Polícia Militar, na tarde de quarta-feira, (20/01), para definição de estratégias, buscando solucionar os problemas identificados. Um abrigo provisório foi organizado para receber as famílias desabrigadas e o Quartel da Polícia Militar foi definido como ponto de referência para acionamento da Defesa Civil Municipal em caso de novas ocorrências e posto para recepção de donativos.

Ainda na quarta-feira, (20/01), um decreto foi expedido pelo gabinete do prefeito declarando situação de emergência devido à grande área do município que foi afetada e outras que ainda corriam riscos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, por intermédio da Polícia Militar, para fazer um levantamento da real situação das barragens que se localizam no entorno da cidade e, a pedido do prefeito, fizeram uma análise técnica das áreas afetadas. Já na sexta-feira uma reunião entre a equipe da Defesa Civil Municipal e os representantes do Corpo de Bombeiros foi realizada para apresentação das análises feitas em campo. Após esta, o prefeito convocou todos os secretários municipais, juntamente com seus respectivos chefes de setores, para outra reunião que se realizou na manhã deste sábado, (23/01), onde foram definidas equipes para realização de tarefas orientadas pelo relatório exposto na reunião anterior.

SOCORRO
A prefeitura ainda solicitou apoio dos Governos Estadual e Federal, bem como da Defesa Civil do estado e de outros órgãos destinados a auxiliar município em situações emergenciais, a fim de que a segurança seja retomada com mais rapidez. As famílias residentes em locais definidos pelos Bombeiros como área de risco estão sendo notificadas e orientadas a deixarem suas casas.

A zona rural do município também está sendo atendida pela prefeitura. Funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente estão realizando intervenções para refazer as estradas que foram danificadas e devolver a mobilidade aos moradores das comunidades rurais.

Administração & RH