ALERTA

A DEFESA CIVIL, PREFEITURA MUNICIPAL DE SABINÓPOLIS E POLÍCIA MILITAR INFORMAM QUE COM A APROXIMAÇÃO DO PERÍODO CHUVOSO DEVEMOS TOMAR ALGUNS CUIDADOS.

ALERTA TODA POPULAÇÃO, QUE RESIDE EM ÁREAS DE RISCO (DEBAIXO DE ENCOSTAS, MARGENS DE RIO, BEIRADA DE BARRANCO) QUE EM CASO DE CHUVA FORTE E INTERMITENTE, proceda da seguinte forma:

• Procurem um lugar seguro (casa de familiares, amigos ou vizinhos), aonde vocês possam ir, no caso de uma inundação, alagamento ou deslizamento de terra.
  • Mantenha uma pessoa da família atenta e vigilante observando o nível de subida das águas do rio mesmo durante a noite.
  • Mantenha objetos de maior valor e documentos na parte mais elevada da casa.
  • Desligue os aparelhos elétricos. Quando eles estão molhados ou úmidos se tornam muito perigosos.
  • Feche os registros de água, para preservar a tubulação das águas geralmente sujas das inundações.
  • Não ande pela enxurrada: apenas 10 centímetros de profundidade, podem fazer cair e ser carregado pela correnteza.
  • Repare se os postes, cercas e arvores estão inclinando, se há deslizamento de terra. Isto indica que o terreno está se movendo.
  • Veja se aparecem trincas nas paredes ou no chão junto aos barrancos. Veja também se aparecem degraus (tipo escada) junto aos barrancos. Isto indica movimentação de terreno devido à passagem de muita enxurrada.
  • Cuidado com os muros, paredes e telhados “embarrigados”. Eles indicam que estão sobrecarregados, podendo acontecer tombamentos, queda ou desmoronamento.
  • Reforce ou escore muros que pareçam pouco confiáveis.
  • Não retire a vegetação próxima ao leito dos rios e córregos.
  • Não coloque o lixo com muita antecedência em frente de casa. Este lixo e os restos de obra pode ser arrastados pela chuva para os bueiros, entupindo-os e fazendo com que as enxurradas nas ruas se tornem violentas, podendo arrastar pessoas, casas e automóveis.

Sabinópolis, 09 de outubro de 2017.

Infraestrutura e Meio Ambiente